São Paulo, domingo, 26 de março de 1995
Texto Anterior | Índice

Corleone perde sua alma

INÁCIO ARAUJO

Ninguém esperava que, depois de "O Poderoso Chefão", Coppola fosse capaz de fazer uma continuação consequente. Não apenas fez como o segundo "Chefão" lança uma saga em princípio dramática e familiar no domínio da tragédia. O que era sugerido no primeiro filme se consuma. Michael, destinado a ser o homem de bem da família, se vê forçado a tomar o lugar e o papel do pai. Consolida seu poder, expande-o, trava um duelo de morte com um irmão, afunda-se ali onde não era para estar, no destino que não era para ser seu. Ao mesmo tempo, o filme mostra o jovem don Corleone (De Niro) ainda na Itália: a alma que surge confronta a alma que se perde. Este segundo "Chefão" é o núcleo central de um dos mais fortes filmes contemporâneos.(IA)

O PODEROSO CHEFÃO 2 (The Godfather - Part 2). EUA, 1974, 200 min. Direção: Francis Ford Coppola. Com Al Pacino, Robert De Niro. Na Globo.

Texto Anterior: Cronenberg e o homem-TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.