São Paulo, segunda-feira, 27 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juiz classista perde privilégio

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo estuda a possibilidade de enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei acabando com a aposentadoria especial dos juízes classistas.
A medida está sendo reivindicada pelos parlamentares e pode ser analisada junto com os dois projetos já enviados com mudanças na legislacão previdenciária.
A aposentadoria especial foi criada pela lei 6.903/81. De acordo com ela, o juiz classista pode se aposentar na função se completar 35 anos de serviço. É exigido apenas que seja juiz pelos menos por cinco anos contínuos.
Os juízes classistas são indicados por sindicatos de trabalhadores e patronais. Recebem salário igual ao dos juízes concursados e atuam nas juntas de conciliação, TRTs (Tribunais Regionais do Trablho) e TST (Tribunal Superior do Trabalho). Já existem 1.244 juízes classistas aposentados.
O Tesouro Nacional gasta atualmente R$ 63 milhões por ano com essas aposentadorias.

Texto Anterior: Servidor inativo ganha mais
Próximo Texto: Câmara decide amanhã divisão de emenda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.