São Paulo, segunda-feira, 27 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abelhas têm capacidade para contar, sugere pesquisa alemã

DA "NEW SCIENTIST"

Abelhas podem contar, segundo pesquisadores alemães.
Lars Chittka e Karl Geiger da Universidade Livre de Berlim dizem que as abelhas são capazes de medir a distância da colméia à fonte de alimento (flores) pela contagem de referências vistas pelo caminho.
A pesquisa foi publicada na revista Animal Behaviour.
Elas parecem saber o quanto terão que voar até o alimento visitado previamente. Alguns cientistas argumentam que as abelhas medem esta distância avaliando a energia gasta com o vôo até lá.
Chittka e Geiger treinaram abelhas para coletarem uma solução de açúcar localizada a 250 m da colméia em um imenso campo sem referências.
A seguir, colocaram algumas referências facilmente visíveis —tendas de cerca de 3,5 m de altura— ao longo da linha de vôo entre a colméia e o alimento.
Foram usadas quatro tendas com espaçamento de 75 m entre si. O alimento estava entre a terceira e a quarta.
Mesmo que o açúcar estivesse disponível entre a segunda e a terceira, a maioria das abelhas continuou voando até o local original.
Os pesquisadores então mudaram o número ou a posição das referências.
Embora algumas das abelhas ainda continuassem voando até o local original, eles observaram que a mudança no número de referências teve um efeito definitivo: muitas delas simplesmente pararam no primeiro alimento que encontraram depois da terceira referência.
Conclusão: as abelhas claramente reagiram ao número de referências ao longo de seu caminho. Isso significa que elas devem ter uma habilidade primitiva para contar.

Texto Anterior: Brasil teme acordo sobre efeito estufa
Próximo Texto: CUPIM 1; CUPIM 2
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.