São Paulo, segunda-feira, 27 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AS QUEIXAS MAIS COMUNS EM RELAÇÃO À PREVIDÊNCIA; DICAS PARA EVITAR PROBLEMAS NA HORA DE SE APOSENTAR

AS QUEIXAS MAIS COMUNS EM RELAÇÃO À PREVIDÊNCIA
1 Atraso no início do recebimento do benefício. Há pessoas que esperam dois anos para começar a receber. O INSS diz que o problema mais comum é a falta de documentos. Mas também há acúmulo de processos e pessoal insuficiente para analisá-los.
2 As pessoas se queixam do valor inicial do benefício. Na maioria dos casos, há confusão por parte do beneficiário, em especial quem ganha acima do teto do salário de contribuição (R$ 582,86). A aposentadoria nunca ultrapassará R$ 582,86, que é o teto dos benefícios.
3 Os aposentados se queixam de defasagem no benefício com o passar do tempo. Apontam a diminuição do valor, em salários mínimos, da aposentadoria. Desde 91, os benefícios foram desvinculados do mínimo e passaram a ser reajustados por índices que reajustam salários. Normalmente, esses índices achatam o benefício.
4 Uma das principais queixas é quanto ao mau atendimento nos postos do INSS. Filas, má vontade de funcionários, falta de informações e distribuição de senhas que impedem algumas pessoas de serem atendidas estão entre os problemas mais comuns.

DICAS PARA EVITAR PROBLEMAS NA HORA DE SE APOSENTAR
1- Quando houver problemas de atendimento, procure a gerência do posto do INSS onde aconteceu o fato. A Previdência tem um centro de atendimento que recebe reclamações por carta. O endereço é viaduto Santa Ifigênia, 266, Centro. Mas as reclamações muitas vezes são infrutíferas. A saída é denunciar o ocorrido a um vereador, deputado ou a um órgão de comunicação.
2 Cuide bem de toda a documentação referente a seu trabalho. Ela será importante na hora de comprovar seu tempo de trabalho. Guarde tudo com muito cuidado. Carteira de Trabalho, holerites, contratos de trabalho, crachá, carteirinha de sindicato são documentos importantes.
3 Procure se informar sobre seus direitos com a Previdência. Nos postos do INSS há folhetos com informações sobre benefícios, prazos, serviços, documentação necessária, cálculo de aposentadorias.
4 Se tiver condições financeiras, antes de fazer seu pedido de aposentadoria, a pessoa deve procurar um contador ou advogado para esclarecer suas dúvidas e direitos. Para quem não tem dinheiro, uma saída é procurar seu sindicato e pedir orientação.
5 Se houver dúvidas quanto ao valor do benefício, questione o posto onde foi entregue o pedido de aposentadoria. Se a resposta não for convincente, vá a um contador ou advogado e peça que ele faça os cálculos.
Fontes: assessoria de imprensa do INSS e advogado Aníbal Fernandes, consultor em Previdência.

Texto Anterior: Chuva deixa 3,5 mil desabrigados no CE
Próximo Texto: Aposentado enfrenta fila, burocracia e valores baixos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.