São Paulo, segunda-feira, 27 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criatividade é vital

MARCELO CHERTO; MARCUS RIZZO

MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO
Para cumprir a sua meta de crescimento, a rede McDonald's no mundo inteiro vem buscando fugir do "lugar comum". Nos EUA, na Europa ou no Brasil, a palavra de ordem é buscar novas oportunidades para crescer.
Aqui, até que o problema não é tão grave: o mercado ainda é "quase virgem". Noutras bandas, porém, a rapaziada tem tido de rebolar.
Na Alemanha, partiram para "lojas" móveis, na verdade trailers ou unidades instaladas sobre caminhões, inclusive uma charmosa imitação de um furgãozinho antigo. Na Suíça, partiram para instalar lanchonetes da marca em trens, substituindo os vetustos vagões-restaurantes.
Nos EUA, os caras implantaram franquias em quartéis (substituindo as tradicionais cantinas), em hospitais, em escolas e universidades, em lojas Sears e Wal-Mart.
E por falar em Wal-Mart, comenta-se um dos trunfos dos megavarejistas na sua "invasão" brasileira seria precisamente um acordo que estariam fazendo com o McDonald's para implantar lanchonetes da marca dentro de lojas Sam's Club, que serão inauguradas aqui.
Na nossa opinião, tem tudo a ver. Inclusive para o McDonald's do Brasil, que, de acordo com o novo plano estratégico feito depois da derrocada da economia mexicana, precisa implantar no mínimo 500 novos pontos de venda nos próximos cinco anos.
Aliás, é interessante notar que os gringos do McDonald's, que não dormem de touca, já sacaram que o Brasil não é o México.
Como já disse nosso amigo Stephen Kanitz, o problema do Brasil não é econômico, é de simples gerenciamento. O Brasil é como uma daquelas empresas familiares que parecem quase quebradas, mas no fundo são sólidas, têm patrimônio e grande potencial.
Fazer com que o Brasil tenha os gerentes certos, atuando como devem, só depende de nós. Quando isso acontecer, ninguém segura este país. Reforma constitucional já!

MARCELO CHERTO é diretor da Cherto & Rizzo Franchising.
MARCUS RIZZO é presidente do Instituto Franchising. Os dois são professores da FGV e da Franchising University e autores de diversos livros sobre franchising.

Texto Anterior: Prossegue hoje debate sobre 'Qualidade Total'
Próximo Texto: Ganho superior a 12 mil Ufirs deve ser declarado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.