São Paulo, segunda-feira, 27 de março de 1995
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Zé Carioca troca malandragem por ecologia

RODNEY VERGILI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Disney decidiu revitalizar este ano o personagem o Zé Carioca, impressionada com o fluxo de turistas brasileiros aos parques da empresa depois do Plano Real.
O personagem —o único da Disney com nacionalidade absolutamente definida— recebeu menção no relatório anual da companhia como o mais popular da América do Sul.
Zé Carioca foi criado por Walt Disney quando veio ao Brasil, em 1941, em visita ao Rio de Janeiro. Ele ficou no Rio por três meses com seus animadores e desenhistas. Quem trabalhou com Disney e foi seu cicerone no Brasil foi o compositor Aloísio de Oliveira, um dos integrantes do grupo "Bando da Lua", que acompanhava a cantora Carmen Miranda.
Elcan Diesendruck, presidente da The Walt Disney Company (Brasil) Ltda., diz que o personagem está sendo revitalizado.
O novo Zé Carioca deverá ter traços diferentes (desenho ligeiramente alterado) e mudanças de personalidade.
A malandragem típica do Zé Carioca começa a dar lugar a preocupações com esporte, com ecologia e com ambiente urbano.
A idéia é tornar o personagem mais contemporâneo. O projeto do desenho está sendo feito no Brasil. A Walt Disney dos Estados Unidos fará a supervisão para evitar descaracterizações do desenho original.
Está sendo feito também um projeto brasileiro de licenciamento, que inclue até música específica escrita para o Zé Carioca.
Um boneco mecânico do personagem, que está sendo feito nos EUA, aparecerá na televisão entrevistando pessoas famosas, a partir de abril.
A expectativa da Disney é que 20 empresas licenciem os produtos com o personagem, especialmente nas áreas de brinquedos, produtos de vestuário e de papelaria.
Zé Carioca, aposta a empresa, será um excelente negócio não só para 1995, mas para os próximos quatro ou cinco anos ou mais.

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