São Paulo, segunda-feira, 27 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pilotos começam temporada acima do peso

MÁRIO MAGALHÃES

Em São Paulo
Além de aprimorar mais os seus carros, quase todos os 26 pilotos que participaram do GP do Brasil têm um objetivo importante nas próximas semanas: perder o peso acumulado nas férias entre a temporada do ano passado e a atual.
Os pilotos engordaram em média 4 kg entre agosto de 1994 e março deste ano. Alguns ganharam gorduras excessivamente.
O campeão mundial, o alemão Michael Schumacher, passou de 68 kg para 77 kg —aumento de 13%. O vice-campeão de 1994, o inglês Damon Hill, ganhou 5,5 kg.O finlandês Mika Hakkinen, 9kg sobre seus anteriores 66kg.
"Pelo menos eu ainda entro no meu McLaren", brincou Hakkinen, referindo-se ao seu companheiro de equipe Nigel Mansell, que não coube no cockpit, levando a equipe a fazer um carro novo.
Os pilotos que disputaram a corrida de ontem têm, no total, 1.870kg —média de 72 kg.
Os mais pesados são o francês Bertrand Gachot e o austríaco Karl Wendlinger, com 84 kg. O mais leve é o brasileiro Roberto Pupo Moreno, 58 kg.
O peso de um piloto de Fórmula 1 não é tão importante como o de um jóquei, obrigado a fazer uma dieta rigorosa para manter o peso e não sobrecarregar o cavalo.
Mas os pilotos são periodicamente pesados porque o regulamento da F-1 impõe, por medidas de segurança, um peso mínimo de 595 kg, somando carro e piloto.
O aumento médio de peso dos pilotos foi constatado comparando dados de março de 1995 com agosto de 1994.
Os pilotos dizem, no entanto, que a comilança se concentrou entre dezembro e janeiro. Na corrida de ontem, perderam em média 3,5 kg.(MM)
Com agências internacionais

Texto Anterior: Câmbio quebra, Damon Hill roda
Próximo Texto: Interlagos também tem seus hooligans
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.