São Paulo, segunda-feira, 27 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Número 1 de 'Vertigo' traz duas histórias

MARCEL PLASSE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A editora Abril Jovem volta aos gibis adultos com o lançamento de "Vertigo".
A capa vem pichada com o óbvio, para o leitor acreditar: "nova revista mensal", "quadrinhos de alto nível". Não é miragem.
Herdeira de "Monstro do Pântano", cancelada há quatro anos, "Vertigo" resgata John Constantine —criado no antigo gibi como um trintão mal-humorado, mau-caráter, inimigo de anjos e demônios, que respira a umidade gótica de Londres e usa sempre um casacão de detetive "noir".
Traz ainda a "pulp fiction" de Sandman, um combatente do crime da era do jazz —nada a ver com "Sandman", gibi da Globo.
A narrativa visceral de "Hábitos Perigosos", que marcou a estréia do inglês Garth Ennis como escritor de "Hellblazer" (o gibi americano de John Costantine), ganhou prêmios. É um clássico.
Ennis combina drama, suspense, humor negro e terror de entranhas, para contar como Constantine convence o demônio a salvá-lo de um câncer terminal.
"Tarântula", escrita pelo americano Matt Wagner (autor do herói independente Grendel e de histórias de Batman), traz um "serial killer" dos anos 30.
Apesar do herói mais convencional (Sandman foi criado há cerca de 50 anos), a trama sádica carrega no sexo e na violência.

Texto Anterior: Entenda o que é 'Sandman'
Próximo Texto: onde está você?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.