São Paulo, segunda-feira, 27 de março de 1995
Texto Anterior | Índice

Canadá persegue pesqueiro espanhol

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Quatro barcos de patrulha canadenses tentaram ontem capturar um pesqueiro espanhol em águas internacionais perto de Newfoundland (Canadá).
A perseguição em alto mar durou 45 minutos. O capitão da traineira Verdel se negou a deixar subir a bordo inspetores canadenses que queriam examinar a captura de linguado da Groenlândia.
"Isso só torna a situação difícil", disse o embaixador espanhol no Canadá, José Luis Pardo, se referindo à disputa entre Canadá e União Européia conhecida como "guerra do linguado".
Este mês o Canadá capturou o pesqueiro espanhol Estai em águas internacionais, sob suspeita de usar redes com malha inferior à permitida pela Organização para a Pesca no Atlântico Norte (Nafo).
Há 18 barcos espanhóis em águas próximas ao Canadá. Com a perseguição ao Verdel, elas pararam de pescar. Estão marcadas para hoje conversações para tentar resolver a disputa pelas cotas de pesca na região.

Texto Anterior: João Paulo 2º ataca a "cultura da morte"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.