São Paulo, terça-feira, 28 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sadia faz churrasco na China

DA REPORTAGEM LOCAL

A bombacha e o lenço vermelho do gaúcho ganharam a simpatia de chineses e ocidentais em Pequim.
Na capital do país mais populoso do mundo, a churrascaria Beijing Brasil, do grupo Sadia, inaugurada em julho de 94, começou a dar lucro já no seu quarto mês de funcionamento.
"No início eram os ocidentais os que mais frequentavam o restaurante, mas nos últimos meses a clientela chinesa passou a representar metade do nosso público", diz Murilo Guimarães, diretor da área internacional da Sadia.
O sucesso da churrascaria, segundo Guimarães, está calcado na qualidade da carne, mais macia que a chinesa, e no estilo do serviço. O churrasco era desconhecido dos chineses.
Vitrine dos produtos da Sadia na China, a churrascaria na realidade serve como porta de entrada para a empresa brasileira no maior mercado do mundo.
Em janeiro passado, começou a funcionar dentro da churrascaria uma butique com produtos da Sadia, como enlatados.
"Não estamos lá para cuidar apenas da churrascaria", afirma Guimarães.
O Ministério da Agricultura chinês quer que a Sadia inaugure duas filiais da churrascaria.
Porém, a direção da Sadia mostra-se cautelosa em relação à proposta do governo chinês.
"Estamos avaliando várias possibilidades de investimentos na China. Não sabemos ainda se devemos apostar no aumento do número de restaurantes, negócio que não faz parte de nossa tradição comercial", diz.
Uma das hipóteses de investimento é a instalação de uma indústria de cortes especiais de aves, com o objetivo de exportar o produto final para o Japão.
No ano passado, a Sadia vendeu US$ 30 milhões em cortes de frango aos japoneses. Entretanto, a demanda japonesa pelos produtos é, no mínimo, duas vezes maior.
"Poderíamos aproveitar a farta produção de aves da China e reduzir drasticamente o custo do frete de nossas exportações para o Japão", explica o diretor da Sadia.
Por enquanto, a Sadia tenta conhecer melhor o enorme e complexo aparato estatal do país.
A churrascaria é uma joint-venture com capital da Sadia e de uma empresa do ministério da Agricultura chinês, a Sky Dragon. A gestão é da Sadia.

Texto Anterior: Crescem exportações de cortes de aves
Próximo Texto: Na lista da UE; Preocupação; Mais modesto; Batata no lixo; Excesso; Crime; Presença maior; Mais mercado; Aço mais caro; Repasse; Sem alta; Aumento em maio; Investigação; Contra a fraude; Doenças; Dendê; Cruzamento; Sementes; Suspensão; Medida unilateral; Intermediário; Aftosa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.