São Paulo, quarta-feira, 29 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parlamentares levam todo tipo de pedido ao Planalto

SILVANA DE FREITAS; LUCIO VAZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso, 63, passou toda a manhã de ontem e parte da tarde ouvindo pedidos de parlamentares por obras e projetos de interesses regionais. Ele recebeu nove parlamentares pela manhã e três à tarde.
Os parlamentares pediram a instituição da prisão perpétua, a emancipação do distrito de Seropébica (RJ), uma estrada, a perenização de um rio e a doação de terreno do Exército para criação de uma universidade municipal no Rio.
A romaria de políticos levou o presidente a convocar o seu secretário particular, Francisco Grazziano. Ele acompanhou as audiência a anotou todos os pedidos dos parlamentares.
FHC reservou as terças-feiras para receber parlamentares. Neste atendimento de varejo, espera compensar a falta de coordenação política do governo e obter apoio para aprovação das reformas constitucionais.
Ao dispensar toda a manhã aos parlamentares, Fernando Henrique tumultuou a sua agenda. Atrasou em duas horas encontro com a executiva nacional do PSDB.
O deputado Theodorico Ferraço (PTB-ES) defendeu a prisão perpétua e pediu a interferência do Fernando Henrique junto à Escelsa (Centrais Elétricas do Espírito Santo) para impedir o corte de luz na Santa Casa de Cachoeiro (ES), por falta de pagamento.
Com dificuldade de acesso a FHC, o líder do PTB, Nelson Trad, mandou recado por Ferraço: quis saber porque o seu partido ficou fora de reunião de anteontem entre o presidente e os líderes na Câmara do PSDB, PMDB e PFL.
Fernando Henrique respondeu que não os convocou. "Eles é que pediram a audiência".
A deputada Vanessa Felippe (PSDB-RJ) pediu a emancipação do distrito de Seropédica do município de Itaguaí (RJ). "Fui a segunda deputada mais votada nesse distrito", justificou ao sair do Palácio do Planalto.
Ela também sugeriu que o Ministério do Exército doasse terreno localizado em Bangu (bairro da zona oeste do Rio), para construção de uma universidade municipal.
Vanessa disse que ainda não consultou o prefeito César Maia e o governador Marcelo Alencar sobre o interesse no projeto. FHC disse que a idéia deve ser discutida com o ministro Zenildo Lucena (Exército).
O senador João França (PP-RR) pediu a pavimentação da BR-174 (Boa Vista-Manaus), a redução do tamanho da reserva ianomâmi, localizada em Roraima, e a importação de energia elétrica da Venezuela para o seu Estado.
Os deputados José Mendonça Bezerra (PFL-PE) e Mendonça Filho (PFL-PE), em audiência conjunta, pediram recursos para o projeto de perenização do rio Ipojuca.

Estiveram ao Planalto, ontem: deputados - Nícias Ribeiro (PMDB-PA), Theodorico Ferraço (PTB-ES), Vanessa Felippe (PSDB-RJ), Lima Netto (PFL-RJ), Adelson Ribeiro (PMDB-ES), Mendonça Filho (PFL-PE), José Mendonça Bezerra (PFL-PE), Wilson Campos (PSDB-PE), Jayme Santana (PSDB-MA), José Múcio Monteiro (PFL-PE) e Saulo Queiróz (PSDB-MS); senadores - João França (PP-RO). O presidente recebeu ainda a Executiva Nacional do PSDB e os três líderes do governo.

Texto Anterior: Homem joga bomba em bar e termina preso
Próximo Texto: Daqui a dois anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.