São Paulo, segunda-feira, 3 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

USP cria laboratório de evolução humana

VANESSA DE SÁ
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Instituto de Biociências da USP (Universidade de São Paulo) inaugura amanhã o Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos, o primeiro do gênero no país.
As pesquisas no laboratório vão abordar a evolução humana sob três diferentes enfoques: evolução dos genes (coordenado pelo biólogo Diogo Meier), do comportamento (a cargo do antropólogo Euphly Jales) e da características físicas (desenvolvido pelo bioarqueólogo Walter Neves).
"Não há, no Brasil, nenhum laboratório especializado no estudo da evolução de forma abrangente, disse Walter Neves, coordenador do projeto.
"Hoje é impossível estudar evolução apenas sob a luz da arqueologia. Procuramos integrar áreas como antropologia cultural e biologia evolutiva, diz.
A idéia dos pesquisadores é também tornar o novo laboratório um centro de referência sobre estudos evolutivos do homem no país.
Eles pretendem resgatar o acervo de vários museus que muitas vezes ficam "perdidos durante anos.
É o caso da coleção Harold Walter, cedida pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Segundo Neves, a coleção particular de Harold Walter fez parte do antigo acervo da Academia Mineira de Ciências.
As peças, achadas em Lagoa Santa (MG) (leia texto abaixo) e em outras localidades no norte do Estado, nas décadas de 30 e 40, ficaram dentro de caixotes durante cerca de 50 anos.
Segundo Neves, o material é de grande valor, já que alguns dos sítios arqueológicos onde as peças foram encontradas hoje estão destruídos.
"O estudo do material vindo de Lagoa Santa é muito importante. Podemos dizer que o Brasil detém o fóssil em melhores condições da América do Sul, diz ao referir-se à Lagoa Santa.
O laboratório será usado também na formação de profissionais envolvidos nos estudos da evolução humana.
A inauguração contará com duas palestras abertas ao público. A arqueóloga Solange Caldarelli fala sobre a evolução da cultura material dos primeiros hominídeos ao Homo sapiens sapiens e o antropólogo Euphly Jales sobre a origem da cultura material sob uma abordagem ecológico-evolutiva.

Palestras relacionadas à inauguração do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos acontecem amanhã, às 16h, no Anfiteatro Geral do Edifício André Dreyfus, à rua do Matão, 277, Cidade Universitária. Entrada franca. Informações podem ser obtidas no telefone 818-7549.

Texto Anterior: PFL quer trocar de nome e de 'bandeira'
Próximo Texto: Equipe investiga migração humana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.