São Paulo, segunda-feira, 3 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carro sem combustível tira vitória de Emerson

MAURO TAGLIAFERRI
ENVIADO ESPECIAL A PHOENIX

O norte-americano Robby Gordon venceu a terceira etapa do campeonato 95 da Indy ontem em Phoenix, no Arizona (EUA).
A vitória só foi possível porque o brasileiro Emerson Fittipaldi, que liderava a prova até a volta de número 194 (do total de 200), teve que parar nos boxes para um rápido reabastecimento.
"Tive de parar. Estou muito decepcionado, porque tivemos uma recuperação incrível desde o começo da temporada e já estamos com um dos melhores carros", disse o brasileiro.
"Fiquei surpreso de precisar parar por falta de combustível. Vamos checar para ver porque o carro gastou mais do que devia", afirmou.
Com a parada, Gordon, da Walker Racing, assumiu a ponta e liderou nas seis voltas finais.
Emerson, vencedor em Phoenix no ano passado, terminou em terceiro lugar, atrás do norte-americano Michael Andretti.
O canadense Paul Tracy foi o quarto colocado e assumiu a liderança do campeonato, com 32 pontos.
Três pilotos dividem a segunda colocação no campeonato: Jacques Villeneuve, Bobby Rahal e Scott Pruett, todos com 30 pontos.
O brasileiro Maurício Gugelmin, 13º colocado ontem, vem em seguida, com 28 pontos.
Esta foi a primeira vitória da carreira de Gordon na Indy. Sua melhor colocação até agora havia sido o segundo lugar, obtido duas vezes, uma em Mid-Ohio (93) e outra em Vancouver (94).
O norte-americano Bryan Herta, que largou na pole position, liderou a prova até a 31ª volta.
Nesse momento, Michael Andretti, terceiro colocado, manobrou bem e, de uma só vez, passou o canadense Paul Tracy e Herta, assumindo a ponta.
Logo depois, na 40ª volta, o brasileiro André Ribeiro provocava a primeira bandeira amarela da corrida.
O Tasman de Ribeiro escapou na saída da curva dois e se chocou duas vezes, de traseira e de bico, contra o muro de proteção. O piloto nada sofreu.
Na 77ª volta, Emerson Fittipaldi iniciou sua perseguição aos líderes. Com um carro nitidamente superior, em 27 voltas saiu da quarta colocação (passou Jacques Villeneuve, Paul Tracy e Michael Andretti) e chegou à liderança da corrida.
O brasileiro chegou a perder a primeira colocação para Tracy na 121ª volta, logo após uma bandeira amarela, mas a recuperou 11 voltas depois e manteve-se na ponta até a volta 194.
Maurício Gugelmin ficou em 13º e não marcou pontos.

Texto Anterior: Jogos semifinais repetem os países
Próximo Texto: Herta e Reynard conseguem 1ª pole na Indy
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.