São Paulo, segunda-feira, 3 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LSD surgiu há 57 anos

EDUARDO SIMANTOB
DA COORDENAÇÃO DE ARTIGOS E EVENTOS

O LSD -antecessor do ácido e, de certa forma, do ecstasy- causou sérios transtornos, não só na cabeça de usuários desavisados, mas também no comportamento e na política do período do pós-guerra, chegando ao auge no fim dos anos 60.
Descoberto em 1938, na Suíça, o LSD migrou para os EUA dentro de um programa secreto do Exército americano, que consistia na pesquisa de drogas para uso em contra-espionagem.
A CIA monitorava psiquiatras que administravam a droga em seus pacientes. Foi nesse programa que algumas personalidades tomaram contato com o LSD, como o escritor Aldous Huxley e o músico Charles Mingus.
Timothy Leary, na época professor de psicologia em Harvard, ficou tão fascinado que começou a aplicar o LSD em seus alunos, popularizando seu uso.
Daí foi um pulinho para o ácido começar a ser feito em laboratórios caseiros, suscitando um movimento cultural que influenciou a moda (Yves Saint Laurent), a música (Grateful Dead, Jefferson Airplane) e o cinema (Roger Corman, Ken Russel).

Texto Anterior: Ecstasy chega ao Brasil ainda 'misterioso'
Próximo Texto: SAIBA OS EFEITOS DAS DROGAS NO CÉREBRO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.