São Paulo, segunda-feira, 3 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clipes só valem pelas melodias e pelas vozes do Boyz 2 Men

EDSON FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

O vídeo "Then 2 Now" cumpre sua função primordial: apresentar ao mundo os donos das quatro vozes maravilhosas que compõem a banda americana Boyz 2 Men.
São 58 minutos em que sete videoclipes são intercalados por declarações de Shawn Stockman, Michael McCary, Wanya e Nate Morris. Cinco clipes foram extraídos do primeiro trabalho da banda, "Cooleyhigharmony". Os demais saíram de "2", o mais recente.
Depois de assistir o vídeo, o fã da banda fica incomodado com o mundo "mauricinho" que o Boyz 2 Men ergueu em torno de si.
Explicações pequeno-burguesas sobre a escolha das roupas que o grupo usa e informações sobre como Nate comprou sua câmera de vídeo são adereços desnecessários alçados à condição de essenciais. Eles comprometem o vídeo.
Nas entrevistas e nos videoclipes, a banda mostra que, além de desplugada quando canta a capela, está também com seus cabos desconectados da realidade da Filadélfia, cidade que os viu nascer.
Questões como racismo e pobreza passam ao largo do ideário deles. Não existem problemas no mundo encantado do Boyz 2 Men.
A inabilidade do diretor do vídeo, Lionel Martin, para lidar com a imagem institucional do grupo é compensada pela musicalidade ímpar do Boyz 2 Men.
E esse aspecto fica mais latente quando eles deixam a atmosfera artificial dos videoclipes de Martin e visitam lugares como o colégio onde estudaram.
Lá, apresentam o professor que lhes ensinou o abecedário musical. E dedicam ao mestre uma versão de "Star Spangled Banner" (hino dos EUA) cantada sem acompanhamento. O resultado é, em uma palavra, comovente.
Outra interpretação arrebatadora acontece no videoclipe de "It's So Hard To Say Goodbye To Yesterday", acompanhada apenas pelo estalar dos dedos dos rapazes.
Os clipes de "Motownphilly", "Sympin" e "Thank You" também agradam. Mas o maior responsável por isso é o poder envolvente das melodias dessas músicas, que já nasceram clássicas.
Os clipes deixam claro que o Boyz 2 Men ainda não encontrou as imagens dignas das vozes de seus integrantes.

Vídeo: Then 2 Now
Grupo: Boyz 2 Men
Lançamento: Polygram
Duração: 58 min.

Texto Anterior: Artistas desafiam linguagem em coletânea de vídeos do New Order
Próximo Texto: Hits dos Carpenters mostram cafonice
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.