São Paulo, segunda-feira, 3 de abril de 1995
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Artistas desafiam linguagem em coletânea de vídeos do New Order

CÁSSIO STARLING CARLOS
DA REDAÇÃO

O vídeo "(the best of) New Order" -versão em imagens do CD homônimo- traz 18 videoclipes da banda de Manchester. Nele não há nenhuma novidade para quem já conhece a trajetória do New Order, mas a coletânea serve como um condensado que permite reconhecer o projeto pop da banda, com produções que extrapolam os limites musicais.
A coletânea traz, por exemplo, clipes criados por artistas plásticos, como Robert Longo e William Wegman (com Man Ray, seu cão favorito), fotógrafos, como Robert Frank, cineastas, como Jonathan Demme, e coreógrafos, como Phillippe Decoufle.
A visão lado a lado dos trabalhos destes artistas com os vídeos criados por diretores de videoclipes tradicionais permite compreender a distância que os separa.
No lugar do efeito de dispersão visual comum à linguagem dos videoclipes estes artistas preferiram carregar para dentro deles partes de seus universos plásticos ou de seus modos de ver.
É o que se pode constatar em "Run", dirigido por Robert Frank. Uma menina, um homem com chapéu e uma rua bastam para desafiar o ritmo e criar um contraponto à canção com imagens prolongadas de uma situação banal.
O mesmo faz Jonathan Demme no vídeo de "The Perfect Kiss", registrando em tom documental, em longas tomadas, o processo de produção da canção no estúdio.
Robert Longo faz o caminho inverso em "Bizarre Love Triangle", onde utiliza a velocidade da edição não para dispersar imagens, mas para construir um discurso autônomo em relação à canção.
A contraposição à linguagem tradicional retorna em "Round and Round" com imagens em p&b de lindas garotas expostas até o limite do constrangimento. Em cortes súbitos entram imagens subliminares de tesouras, facas e outros objetos cortantes, que servem de comentário metalinguístico.
E não ficou de fora da coletânea o vídeo de "World (Price of Love)", um dos melhores clipes já feitos. Com apenas três cortes ele é composto por três longuíssimos planos-sequência que utilizam movimentos transversais de personagens ao longo dos corredores do Hotel Carlton em Cannes para encenar a ironia do refrão da canção.

Vídeo: (the best of) New order
Lançamento: Polygram
Duração: 78 minutos

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