São Paulo, segunda-feira, 3 de abril de 1995
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Derrota levou a guerra para o cinema dos EUA

SERGIO AUGUSTO
DA SUCURSAL DO RIO

A guerra no Vietnã não foi uma guerra de cinema, adrede glamourizada, mas uma carnificina exposta todas as noites nos lares americanos. Ou seja, uma guerra invasiva, onipresente e saturante, da qual o cinema manteve distância por uns tempos. Impopular na maior parte do mundo e sem vilões muito definidos, era campo minado para grandes estúdios.
Exceto pelo "agit prop de John Wayne, "Boinas Verdes ("The Green Berets), produzido em 1968, e pelo neutro drama de Mark Robson, "Acorrentadas ao Passado ("Limbo), lançado em 1972, até meados dos anos 70 seu leito preferencial foi o documentário: os das televisões (pretensamente isentos), os do governo (propagandísticos) e os independentes (radicalmente contra a intervenção norte-americana). Vez por outra, alegorias do tipo "Caçada Humana ("The Chase), de Arthur Penn, aproximavam o cinema das chacinas na Ásia.
"Como competir com o realismo dos telejornais?, perguntou o primeiro sujeito a quem Francis Ford Coppola foi pedir dinheiro para uma ambiciosa vietnamização do romance de Joseph Conrad, "Heart of Darkness. A resposta final só viria quatro anos depois, quando "Apocalipse ("Apocalypse Now) ficou pronto. Para competir com a TV, só mesmo um épico de dimensões wagnerianas e mimeticamente insano como o que Coppola levou a Cannes em 1979.
Não por acaso, os preparativos de "Apocalipse coincidiram com a queda de Saigon nas mãos dos vietnamitas. Foi preciso que a guerra acabasse para Hollywood descobri-la. Os primeiros heróis a entrar em cena não eram propriamente heróis, e sim veteranos com graves problemas físicos, psíquicos e existenciais: William Devane em "A Outra Face da Violência ("Rolling Thunder, 1977), Henry Winkler em "Heróis Sem Causa ("Heroes, 1977) e Jon Voight e Bruce Dern em "Amargo Regresso ("Coming Home).
Coppola ainda filmava suas batalhas quando Michael Cimino retomou o veio aberto por Wayne na década anterior. Com "O Franco-Atirador, a guerra entrou para valer no cinema. Um dos elementos da trama -o resgate de um soldado perdido ou preso pelos inimigos- serviria de modelo para outros filmes. "O Franco-Atirador também inaugurou outro filão ao arrebatar cinco Oscars. Oito anos mais tarde, "Platoon, de Oliver Stone, levaria quatro.
Stone, ele próprio ex-combatente, remoeu os traumas da intervenção americana de forma irritantemente discursiva, confusionista e grandiloquente. Seu último espasmo, "Entre o Céu e o Inferno ("Heaven and Earth, 1993), era ainda mais enfadonho que o segundo, "Nascido em 4 de Julho ("Born on Fourth of July, 1989).
À parte "Apocalipse, o melhor testemunho sobre a debacle americana no Vietnã é a primeira parte de "Nascido Para Matar ("Full Metal Jacket, 1987). Stanley Kubrick conseguiu transmitir todo o horror da guerra sem sair de um campo de treinamentos para fuzileiros navais, façanha apenas pretendida por Sidney J. Furie em "Avançar Para Morrer (The Boys in Company C, 1978).
Devotos de Brian De Palma atribuem a "Pecados de Guerra ("Casualties of War, 1989) virtudes que outros vêem em obras mais modestas como "Go Tell the Spartans (1978), de Ted Post, em que Burt Lancaster encarnava um cético comandante para quem a guerra já parecia perdida em 64. O Pentágono não gostou. Mas o comandante estava certo.

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