São Paulo, segunda-feira, 3 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Revolucionário faz revista de negócios

JAIME SPITZCOVSKY
DO ENVIADO ESPECIAL

O jornalista Dao Nguyen Cat carrega a trajetória típica do revolucionário vietnamita. Viveu na floresta, escapou de bombardeios, foi treinado na China, estudou em Moscou. Agora, com 68 anos, dirige a primeira publicação sobre economia de mercado e negócios no Vietnã.
Semanal, "Thoi Bao Kinh Te Viet Nam ("Revista Econômica do Vietnã) atinge uma tiragem de 35 mil exemplares e emprega 50 funcionários, entre os quais consultores estrangeiros.
A publicação pertence à governamental Associação de Economistas do Vietnã. Para dar um toque mais profissional ao projeto, foi assinado um contrato com a empresa suíça Ringier, que entrou com padrões ocidentais de edição jornalística e se responsabilizou pela impressão e distribuição.
"Eu queria fazer uma revista que ensinasse as pessoas a fazer negócios, diz.
Os estrangeiros às vezes enfrentam dificuldades para entender nossa situação, nossa tradição ou costumes, afirma Dao Nguyen Cat. Ele tenta explicar o conflito entre jornalistas ocidentais empenhados em fazer um trabalho independente e vietnamitas preocupados em não romper as regras impostas pela censura do governo.
"Criticamos o governo, mas se publicarmos uma informação errada eles têm o direito de fechar nossa revista. Preocupado em não entrar em choque com o governo, Dao Nguyen Cat fala sobre as diretrizes da publicação: "Queremos ser didáticos, porque no Vietnã pouco se sabe sobre negócios.
Relatos sobre empreitadas capitalistas enchem as páginas do semanário e os personagens variam de multinacionais que buscam uma fatia do capitalismo vietnamita a pequenos investidores locais que se aventuram nos negócios.
(JS)

Texto Anterior: Vietnã abre economia e tenta ser um 'tigre asiático'
Próximo Texto: Derrota levou a guerra para o cinema dos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.