São Paulo, segunda-feira, 3 de abril de 1995 |
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Revolucionário faz revista de negócios
JAIME SPITZCOVSKY
Semanal, "Thoi Bao Kinh Te Viet Nam ("Revista Econômica do Vietnã) atinge uma tiragem de 35 mil exemplares e emprega 50 funcionários, entre os quais consultores estrangeiros. A publicação pertence à governamental Associação de Economistas do Vietnã. Para dar um toque mais profissional ao projeto, foi assinado um contrato com a empresa suíça Ringier, que entrou com padrões ocidentais de edição jornalística e se responsabilizou pela impressão e distribuição. "Eu queria fazer uma revista que ensinasse as pessoas a fazer negócios, diz. Os estrangeiros às vezes enfrentam dificuldades para entender nossa situação, nossa tradição ou costumes, afirma Dao Nguyen Cat. Ele tenta explicar o conflito entre jornalistas ocidentais empenhados em fazer um trabalho independente e vietnamitas preocupados em não romper as regras impostas pela censura do governo. "Criticamos o governo, mas se publicarmos uma informação errada eles têm o direito de fechar nossa revista. Preocupado em não entrar em choque com o governo, Dao Nguyen Cat fala sobre as diretrizes da publicação: "Queremos ser didáticos, porque no Vietnã pouco se sabe sobre negócios. Relatos sobre empreitadas capitalistas enchem as páginas do semanário e os personagens variam de multinacionais que buscam uma fatia do capitalismo vietnamita a pequenos investidores locais que se aventuram nos negócios. (JS) Texto Anterior: Vietnã abre economia e tenta ser um 'tigre asiático' Próximo Texto: Derrota levou a guerra para o cinema dos EUA Índice |
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