São Paulo, quarta-feira, 5 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juíza concede reintegração de posse de duas fazendas em SP

ULISSES DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PRESIDENTE PRUDENTE

A juíza Catarina Silvia Ruypal da Silva Estimo, de Mirante do Paranapanema (640 km a oeste de São Paulo), concedeu ontem liminares de reintegração de posse aos proprietários das fazendas Aroldina e Rancho 4, invadidas no fim-de-semana por cerca de 2.000 famílias de sem-terra.
Com a decisão, são três as autorizações de despejo (anteontem, a Justiça concedeu liminar ao proprietário da fazenda Arco Íris, também invadida no fim-de-semana) em Mirante do Paranapanema.
As decisões permitem o uso de força policial para que o proprietário retome a posse da terra.
As três fazendas possuem juntas cerca de 7.000 hectares (cerca de 7.800 campos de futebol).
O dia ontem no acampamento foi calmo. Os sem-terra continuaram erguendo barracos e retirando as cercas das propriedades.
A polícia acompanha a movimentação. Segundo o comando da PM, a ação de despejo só será efetivada depois de esgotadas todas as tentativas de retirada pacífica.
Líderes dos sem-terra permanecem em São Paulo tentando agilizar junto ao governo uma solução para o conflito.
Eles reivindicam as terras de Mirante do Paranapanema alegando que elas são devolutas, ou seja, pertencem ao Estado embora a posse seja de terceiros.

Texto Anterior: Procuradoria recusa aposentadoria precoce
Próximo Texto: Exército começa a patrulhar ruas da capital
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.