São Paulo, quarta-feira, 5 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT lança amanhã sua versão da Previdência

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PT vai apresentar amanhã uma proposta de reforma na Previdência alternativa à do governo.
O presidente do partido, Luiz Inácio Lula da Silva, quer que as novas regras valham só para os que entrarem no mercado de trabalho após a lei entrar em vigor.
A apresentação de uma nova proposta foi a saída para contornar a crise criada depois que o Diretório Nacional exigiu a retirada da emenda à Constituição do deputado Eduardo Jorge (PT-SP).
Pela proposta de Jorge, acabam as aposentadorias especiais e fica estabelecida a aposentadoria aos 60 anos para homens e mulheres, trabalhadores urbanos e rurais.
O PT quer manter a aposentadoria por tempo de serviço (30 anos para mulheres e 35 para homens). O partido deve propor apenas um sistema alternativo de acesso à aposentadoria privada.
O partido aceita ainda que as aposentadorias especiais se dêem por atividade e não por categoria, como é hoje. Isso significa que o trabalhador de uma plataforma marítima da Petrobrás teria direito à aposentadoria especial em razão da periculosidade, mas não o escriturário da empresa.

Texto Anterior: Emenda tenta manter reserva na navegação
Próximo Texto: ECT e Telebrás lideram irregularidades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.