São Paulo, sexta-feira, 7 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros recebem prêmios em Genebra

CLAUDINÊ GONÇALVES
</FD:TEXTO><UN>ESPECIAL PARA A FOLHA, DE GENEBRA

Dois inventores mineiros, Rômulo Cortez da Silva, 36, e Cesar Duarte Reis, 43, receberam medalhas de bronze no Salão Internacional de Inventores de Genebra (Suíça) que termina hoje.
Silva inventou um hidrômetro - aparelho que mede a quantidade de água consumida - digital que, ligado ao telefone, faz a leitura manual e a digitação de dados.
Reis criou um sistema de fixação para o transporte de bobinas por caminhões. Facilmente montado em qualquer carroceria, ele melhora a segurança no transporte.
Outro inventor mineiro, Rodrigo Cunha Junior, 32, apresentou dois inventos: um volante com punho giratório, que permite manobrar com uma mão só, e o sistema de "janela ativa para automóveis", que permite evitar a compressão de ar dentro do veículo, uma causa da surdez progressiva.
O salão de Genebra é o mais importante do mundo e apresentou, este ano, mil invenções inéditas e patenteadas, de 41 países.
O Grande Prêmio do Salão foi atribuído a um holandês que inventou um sistema misto de ar e líquido para enchimento de colchões e travesseiros ortopédicos.

Texto Anterior: Militar promete 'ação social'
Próximo Texto: Berlim aprova plano de proteção do clima
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.