São Paulo, sexta-feira, 7 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Berlim aprova plano de proteção do clima

SILVIA BITTENCOURT
</FD:TEXTO><UN>ESPECIAL PARA A FOLHA, DE BERLIM

As nações reunidas na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em Berlim, aprovaram ontem um projeto piloto para proteção do clima, que prevê atividades conjuntas entre países industrializados e em desenvolvimento.
Na proposta original - defendida pelos EUA -, os países industrializados poderiam receber "créditos" nas suas emissões de CO2, se investissem em projetos ambientais no Terceiro Mundo.
O CO2 - produzido, por exemplo, por usinas de carvão - é o principal gás do efeito estufa, fenômeno que causa o aumento da temperatura da Terra pelo acúmulo de diversos gases na atmosfera.
Como reduzir a emissão desses gases tem custo elevado, países como os EUA e a Austrália poderiam compensar a emissão financiando programas ambientais em outros lugares.
Austrália e Estados Unidos são os países com o maior índice "per capita" de emissão do gás.
Mas os países signatários da Convenção do Clima, entre eles o Brasil, concordaram apenas com uma fase piloto, a qual não prevê esse tipo de crédito.

Texto Anterior: Brasileiros recebem prêmios em Genebra
Próximo Texto: Congresso aprova MP sobre Advocacia-geral
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.