São Paulo, sexta-feira, 7 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Operação descida muda a partir de amanhã

MARCUS FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

O Dersa anunciou na noite de ontem, em Cubatão (62 km a sudeste de São Paulo), que a nova Operação Descida, no sistema Anchieta-Imigrantes será implantada em caráter experimental a partir de amanhã.
O projeto, batizado de "4 x 3" (quatro por três), funcionará da seguinte forma: as quatro pistas da Anchieta serão usadas para a descida à Baixada Santista enquanto as três pistas da Imigrantes ficam abertas para subida à capital.
Segundo o diretor de operações do Dersa, Fernando Carrazedo, o novo sistema será repetido no feriado da Semana Santa, a partir de quarta-feira, "ainda sem horário definido".
Carrazedo disse que o sistema "4 x 3" funcionará amanhã, das 6h às 13h.
Depois desse horário, a Imigrantes passa a ficar com suas pistas destinadas à subida e a Anchieta terá uma de suas pistas para subida e a outra para descida.
Carrazedo não soube explicar quando o sistema "4 x 3" passará a ser implantado de forma definitiva.
"Vamos testar o "4 x 3" nos próximos dois finais de semana. Caso tudo ocorra sem problemas pode ser que ele seja implantado em definitivo", disse.
A mudança do antigo sistema da Operação Descida, conhecido como "5 x 2" (cinco por dois), para a nova proposta, é uma antiga reivindicação dos municípios da Baixada Santista.
No "5 x 2" -implantado em feriados prolongados e alguns finais de semana, na Operação Descida, a subida da serra é feita por apenas duas faixas da Anchieta, enquanto sua outra pista mais a Imigrantes ficam destinadas a quem se dirige ao litoral. Inverte-se o sentido da Imigrantes na Operação Subida.
O sistema antigo nada mais é do que a inversão de mão da Anchieta no sentido do maior fluxo de carros.
No sistema antigo, o fluxo de carros, principalmente nos feriados e nas sextas-feiras, ultrapassava o limite operacional da Anchieta (acima de 5.000 veículos por hora), ocasionando grandes congestionamentos.

Texto Anterior: Secretário faz debate na Folha
Próximo Texto: Rombo de R$ 1,8 bi deve engrossar greves
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.