São Paulo, sexta-feira, 7 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kurt Cobain compôs música sobre Brasil

MARCEL PLASSE
ESPECIAL PARA A FOLHA

Amanhã faz um ano que Kurt Cobain, líder do grupo Nirvana, foi encontrado morto na garagem de sua casa, em Seattle.
Em janeiro de 1993, Cobain esteve no Brasil para se apresentar no Hollywood Rock. Trancado durante uma semana no estúdio da BMG-Ariola, em Copacabana, ele gravou "Drunk in Rio" com os integrantes do Nirvana.
A música, que não entrou em nenhum disco, faz parte de uma "sessão perdida", que durou cinco madrugadas de cafeína e incluiu o repertório do segundo álbum do grupo Hole (da mulher de Cobain, Courtney Love).
O título original era "Drunk in São Paulo", inspirada num porre de vodca e licor de Cobain na casa noturna Der Tempel, entre outras químicas. "Foi a melhor noite que tive em anos", ele confessou.
Dalmo Soares Beloti, 31, técnico das gravações, lembra de Cobain como "uma pessoa séria e introvertida". Ele fez sua própria fita das madrugadas em que Cobain e Love alternaram o sono no tapete do estúdio com guitarras e café. Mas a BMG vendeu o estúdio no ano passado e o novo proprietário, sem saber do que se tratava, apagou essas gravações.
A fita "master" (primeiro registro, onde é feita a mixagem) foi levada para os EUA.
Cobain impressionou-se com o estúdio carioca. Disse, privadamente, que a sonoridade daquelas sessões era o que queria para seu novo disco (o LP "In Utero"). "Dá para prensar as gravações direto no álbum", ele avaliou. Um mês depois, enviou um fax à BMG, indagando pela disponibilidade do equipamento e seu preço.
"In Utero" foi gravado nos EUA, mas não agradou a Cobain como as sessões brasileiras.

Texto Anterior: Mondadori publicará catálogos de Priamo; Laura Esquivel processa ex-marido Alfonso Arau; Violência sexual causa polêmica no filme 'Kids'
Próximo Texto: Ex-integrantes voltam a tocar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.