São Paulo, domingo, 9 de abril de 1995
Texto Anterior | Índice

PÍLULAS; Estudante de medicina sofre em emergência; O NÚMERO

PÍLULAS
"Quando era estudante de medicina, presenciei uma pulsão de abdômen em uma pessoa com cirrose hepática. O professor disse que ia sair um líquido claro, mas saiu sangue. Eu desmaiei, caí duro".
(Do hematologista Dalton Chamone 51, professor titular de hematerapia da Faculdade de Medicina da USP e se formou em medicina em 1968)

Estudante de medicina sofre em emergência
Em dezembro de 92, a estudante de medicina Juliana Barbosa, 23, fraturou o quadril num acidente de carro quando ia de Salvador para Porto Seguro (litoral sul da Bahia). "Conferia a todo momento meu pulso, único parâmetro que tinha para avaliar minha perda sanguínea", diz. "No tempo em que fiquei na emergência presenciei brincadeiras entre médicos e não gostei do que vi porque eu estava sofrendo e precisava de atenção."

O NÚMERO
950 ... mil é o número de casos urgentes atendidos pelos hospitais públicos de Paris por ano. O número representa cerca de três quartos do total de emergências na região parisiense. A maior parte dos casos não exige internação. Apenas 22% dos pacientes atendidos chegam a ser hospitalizados. O sistema previdenciário francês é considerado um dos melhores do mundo. Quase toda a população é coberta pelo Estado. Consultas médicas, tratamento dentário e radiografias, entre outros, são reembolsados integralmente pela Previdência Social.

Texto Anterior: 'Ficar doente mudou minha vida'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.