São Paulo, domingo, 9 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fundos de renda fixa dão até 86% em 4 anos

DA REDAÇÃO

Os fundos mútuos de renda fixa renderam até 86,22% acima da poupança no período 1991/94, conforme estudo comparativo da Fundação Getúlio Vargas.
Os resultados deste estudo foram publicados na edição de março da revista "Conjuntura Econômica", da FGV, em trabalho subscrito por Aloísio Campelo Jr. e Lauro Vieira de Faria.
No ranking de rentabilidade real acumulada no mesmo período, o primeiro lugar dos fundos de renda fixa esteve com o Bamerindus, com 86,22% acima do rendimento da poupança.
Em seguida aparecem Econômico (75,27%), Banco do Brasil (74,28%), Bancesa (70,43%) e Meridional (66,86%).
Na média dos 39 fundos existentes no período, o rendimento real sobre a poupança foi de 52,8%.
Bamerindus, CCF, Banortinvest, Banrisul e Banco do Brasil lideraram o ranking de rentabilidade ajustada ao nível de risco dos mesmos fundos entre 1991/94.
A rentabilidade ajustada ao nível de risco foi obtida na divisão da rentabilidade real média trimestral pelo desvio-padrão. Entre os 39 fundos estudados, o líder -Bamerindus- ficou com índice 2,88.
CCF aparece com 2,30, Banorte com 2,28, Banrisul com 2,28% e BB com 2,15.
O ajuste ao nível de risco foi introduzido no estudo porque no Brasil a economia é instável.
Este parâmetro serviu para verificar os que conseguiram minimizar as perdas provocadas por choques econômicos.
O Plano Collor 2, de fevereiro de 91, por exemplo, impôs perdas aos fundos devido à tablita de deflação. Posteriormente, eles lucraram com os juros altos no final do governo Collor.
Em 93/94, a rentabilidade real dos fundos sobre a poupança foi de 13,9% no caso de commodities, -30,3% no dos FAFs (fundões) e 18,3% no de renda fixa.

LEIA MAIS
sobre fundos na pág. 10.

Texto Anterior: 'Pirâmide' contrasta com velhos cartórios
Próximo Texto: Falta de organização isola opositores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.