São Paulo, domingo, 9 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homem é maior responsável pelo efeito estufa

SILVIA BITTENCOURT
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE BERLIM

Está praticamente certo o que há tempos se suspeitava: o homem é o principal causador do efeito estufa nos últimos 30 anos.
É o que constatou uma pesquisa realizada pelo Instituto Max-Planck de Meteorologia, de Hamburgo, divulgada poucas semanas antes do início da Cúpula do Clima, promovida pela ONU em Berlim.
O estudo, que será publicado na revista especializada "Journal of Climate", será avaliado pelo corpo técnico do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) e deverá ser incluído no relatório do órgão, que será publicado no final deste ano.
A pesquisa aponta uma probabilidade de 95% de que o homem seja o maior causador do efeito estufa. Causas naturais do aumento da temperatura aparecem com uma probabilidade de apenas 5%, segundo o estudo.
Numa entrevista à Folha, concedida em Berlim, o diretor do Instituto Max-Planck, Klaus Hasselmann, disse que a pesquisa foi feita com computadores, a partir de modelos aritméticos aperfeiçoados nos últimos três anos.
Estes modelos simularam as oscilações climáticas naturais dos últimos mil anos e o aumento da concentração de gases do efeito estufa.
Através de um método chamado "impressão digital", foi possível analisar as oscilações, identificar e "filtrar" as alterações provocadas pela ação humana.
"É como o trabalho de um técnico de som, que consegue filtrar a voz de uma pessoa no meio de outros ruídos", afirmou.
Na opinião de Hasselmann, o que a ciência já sabe hoje sobre as mudanças climáticas é mais do que o suficiente para se tomarem medidas de combate ao efeito estufa. "Poucos negam isso", afirma ele.
O cientistas acrescentou que sua próxima pesquisa se concentrará nas consequências do efeito estufa sobre o clima, mas numa escala regional. (SB)

Texto Anterior: A política que envolve o clima
Próximo Texto: Cientista questiona credibilidade do IPCC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.