São Paulo, segunda-feira, 10 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tendência é concentração

RODNEY VERGILI
DA REDAÇÃO

A necessidade de elevados investimentos em tecnologia faz com que haja uma tendência de concentração no setor de eletrodomésticos em poucas companhias.
Deve crescer o processo de aquisições entre empresas, afirma Paulo Apsan, sócio da Gemini Consulting, consultoria internacional especializada em administração de empresas.
As pequenas firmas não têm condições de acompanhar o rápido desenvolvimento tecnológico, diz.
Para ele, a elevação dos impostos de importação de produtos eletrodomésticos pode ser uma "armadilha" para as empresas brasileiras.
O aumento do imposto deve provocar redução no volume de importações oficiais (legais). Isso poderá fazer com que as empresas nacionais se acomodem a uma circunstância de menor concorrência e deixem de investir em tecnologia e em novos produtos de qualidade.
Apsan afirma que se as empresas nacionais tentarem se aproveitar do momento para aumentar os preços deverão sofrer forte concorrência dos contrabandistas.

Texto Anterior: Ações de eletrodomésticos esboçam reação
Próximo Texto: O publicitário do ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.