São Paulo, segunda-feira, 10 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Litoral" paulista é invadido pelos cariocas

JOMAR NICÁCIO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os cariocas, que entendem muito de praia, se renderam ao litoral paulista. Não. Não é Maresias nem o Guarujá. São os shoppings. Há muito tempo, os do Rio são um boa opção de lazer.
Os shoppings da cidade já concorrem com a praia nos quesitos passeio, descanso, matar o tempo e até namorar.
Barrashopping, Rio Sul, NorteShopping e São Conrado Fashion Mall são alguns dos maiores e mais frequentados shoppings da cidade. Como em São Paulo, cada um deles com sua particularidade.
O Rio Sul, em Botafogo (zona sul), é o mais tradicional dos shoppings cariocas. Há pouco tempo foi reformado e ganhou lojas novas. O público cresce 15% quando acaba o verão.
No Fashion Mall -São Conrado (zona sul)-, o mais chique do Rio, a maioria dos visitantes só aparece à noite. E os que aparecem durante o dia, são, em geral, pessoas mais velhas e com grana para gastar.
O Barrashopping, na Barra da Tijuca (zona oeste), e Norteshopping (zona norte) são os mais procurados. Eles polarizam -não só geograficamente- a disputa pelo maior número de consumidores.
O NorteShopping, em Del Castilho, é o ponto de encontro dos jovens da região. "Eu venho aqui muito mais do que à praia e me divirto da mesma forma" afirma Tatiane de Souza, 15, que mora em Inhaúma, bairro próximo ao shopping.
Nilson Farias, 19, lembra que o shopping é um ótimo lugar para "azarar umas gatinhas", sem se lembrar que estava acompanhado de Bianca Guerra, 15, que é prima da namorada dele. "Pois é, a gente se conheceu bem aqui", disfarça.
A distância da praia -principal espaço de lazer gratuito do carioca- faz com que o NorteShopping assuma a responsabilidade de oferecer diversão a cerca de 70 mil pessoas por dia.
Aos domingos, quando a média de visitantes chega a 98 mil, o shopping tem atividades durante todo o dia.
"Não deixo de vir aqui nenhum dia sequer", conta a fotógrafa Adriana Palmeira, 21, que há sete frequenta regularmente o lugar.
Adriana é mãe de Hugo, 4, que desde cedo aprendeu que shopping é o melhor lugar para ele. "Ele sempre me chantageia pedindo que o traga aqui porque tomou banho ou comeu toda a comida."

Texto Anterior: Shopping 24 horas cria "night shoppers"
Próximo Texto: Nina arruma amante e se estrepa no caminho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.