São Paulo, segunda-feira, 10 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cores nas asas de borboletas servem para assustar inimigos

KATHY WOLLARD

Enquanto escrevo este artigo, uma borboleta aparece nas flores do lado de fora da janela. Suas asas são pretas, mas ao redor delas há uma fileira de bolas brancas, e após essa fileira uma outra, de bolas mais claras. Perto da base das asas há partes de azul marinho, e em seguida manchas laranja.
Compare as borboletas com um cachorro e o inseto parecerá exótico demais. Borboletas têm asas coloridas como arco-íris que, às vezes, são iridescentes (trazem as cores do arco-íris). Borboletas e mariposa compõem um grupo de insetos único, chamado lepidóptera, dos quais há mais de 100 mil espécies. Milhares de animais comem lepidópteros, de lagartos a pássaros, de morcegos a macacos.
Por que algumas borboletas são tão coloridas. Além de serem bonitas, as cores e padrões visuais da natureza ajudam na sobrevivência. As asas coloridas atraem parceiros, permitindo que mais borboletinhas nasçam. E as manchas ajudam o animal a se esconder dos predadores ou assustá-los.
A borboleta faz suas cores a partir de compostos químicos encontrados nas plantas. A "tintura" para a futura asa é confeccionada quando o inseto é ainda uma pupa, estágio intermediário entre a lagarta e a borboleta adulta.
Muitos escritores notaram que as borboletas parecem com "flores voadoras". Para muitos predadores, elas realmente se parecem com flores. E as manchas da borboleta em movimento podem confundi-los. As bolas nas asas assustam os "inimigos".
As fêmeas da borboleta monarca deixam seus ovos em plantas venenosas. As larvas comem as folhas, o que torna o corpo da futura borboleta venenosa. As manchas dessa espécie alertam os predadores para se manterem afastados.
Um pássaro faminto que tente comer essa violeta vai vomitar violentamente. Da próxima vez que ele vir essa espécie, saberá que não se trata de um bom almoço.
Algumas borboletas não-venenosas têm cores parecidas com as das venenosas. Mesmo inofensivas, os predadores em potencial acabam evitando-as.

Copyright Los Angeles Times Syndicate.

Texto Anterior: PORRADA DE VAN DAMME
Próximo Texto: QUAL O SER VIVO MAIS ALTO?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.