São Paulo, segunda-feira, 10 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Só camisinha ou abstinência garantem segurança no sexo

ROSELY SAYÃO
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho lido muito em jornais que sexo seguro não existe, que não adianta nada transar com camisinha. Eu acho muito ter que colocar esse negócio para transar. Desafio você a me convencer a só transar de camisinha. Mas olha que eu sou esperto, não vai adiantar motivo babaca, como, por exemplo, esse do tal sexo seguro."

Pensando bem, você tem razão, mesmo. Rapaz "experto". Sexo seguro não existe, na verdade nunca existiu. No tempo das cavernas, sempre que o casal transava havia o risco de aparecer algum animal selvagem para estragar todo o clima e colocar os dois a correr, procurando uma árvore para trepar. Hoje o risco pode ser o de cair o teto sobre sua cabeça quando está na maior excitação, o quarto ser invadido pelas águas da chuva ou um assalto quando o local é o carro em uma rua por aí.
Ou então, mas isso é coisinha à toa, o de pintar um bichinho minúsculo, que você nem sabe que está por ali, um tal de HIV, que vai entrar em seu organismo, sem cerimônia, e fazer o maior estrago. Mas como o que os olhos não vêem o coração não sente, você não vai estar nem aí com isso, certo?
Faça-me o favor, meu caro! Com tanta esperteza vai cair nessa conversa que você ouve e lê por aí? Sabe o pior? As pessoas que andam falando isso têm uma intenção: a de deixar gente como você com o maior terror de sexo, a ponto de convencer que a única saída segura para evitar o risco da contaminação é a abstinência. Mas o que eles não sabem, e isso é imperdoável, é que podem provocar justamente essa situação que você está entrando: "Já que não é seguro usando camisinha, vai sem mesmo!".
Eu é que desafio você a ser responsável, sem ser moralista ou baixo-astral, e usar a camisinha quando for transar. Tem gente que está optando por manter a virgindade até chegar a hora de uma relação mais duradoura. Estão certos na decisão deles.
Mas tem gente que não quer abrir mão de experimentar o sexo antes disso e ninguém consegue convencê-los do contrário. Estão certos também, desde que façam isso com a maior segurança possível.
Se a camisinha tira sua sensibilidade e o clima da transa, a Aids tira sua vida. Escolha sua opção. Ou você vai querer chutar nesse teste também?

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: Ovos podem ser vilões da Páscoa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.