São Paulo, terça-feira, 11 de abril de 1995 |
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Consumidor começa a comprar mais à vista
FÁTIMA FERNANDES; MÁRCIA DE CHIARA
Entre os dias 1º e 9 deste mês, as consultas ao Telecheque, indicador das vendas à vista, ficaram 2,26% abaixo do mesmo período de 1994. Em março, a queda foi de 9,74; em fevereiro, de 7,29% e, em janeiro, de 11,36%. A comparação é sempre feita com igual período do ano passado. Os números são da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). No caso das vendas a prazo, do dia 1º a 9 de abril, houve crescimento de 35,2% sobre igual período de 1994. Em março, o aumento foi de 39,1%; em fevereiro, de 45,6% e, em janeiro, de 50%. "Está caindo menos a venda à vista e crescendo menos a venda a prazo. O reflexo disso é uma redução nos negócios do comércio. É que é mais fácil vender no crediário do que à vista", diz Emílio Alfieri, economista da associação. Segundo Alfieri, a inadimplência, o encurtamento nos prazos e a exigência de entrada nas compras por meio do crediário estão se encarregando de promover a migração das vendas a prazo para as à vista. Dia das Mães A Electrolux registra neste mês aumento de 35% nas encomendas do comércio na comparação com igual período do ano passado por causa do Dia das Mães, informa Daniel Serrano, diretor. Enquanto o comércio se anima com o Dia das Mães -o segundo melhor dia do ano para o comércio depois do Natal-, nos supermercados, nem o pagamento dos salários e a Páscoa fizeram as vendas deslanchar no final de semana. Omar Assaf, vice-presidente da Apas (Associação Paulista dos Supermercados), diz que, na sexta-feira e no sábado, as vendas ficaram 5% abaixo do que num fim de semana próximo ao pagamento do salário. "Nos pequenos supermercados, a queda foi de 10% a 12%, no período", informa Wilson Tanaka, presidente do Sincovaga, que reúne o setor. Os supermercadistas esperam reação de vendas no próximo sábado por causa da Páscoa, diz.(FF e MCh) Texto Anterior: Classe mais pobre quase duplica no país Próximo Texto: Vendas de carros batem recorde em março Índice |
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