São Paulo, terça-feira, 11 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder republicano Bob Dole lança candidatura a presidente dos EUA

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O senador norte-americano Bob Dole, líder da bancada do Partido Republicano no Senado, apresentou sua candidatura a presidente dos EUA nas eleições de 1996.
Será a terceira vez em 15 anos que Dole tenta ser o candidato dos republicanos à Casa Branca. A primeira foi em 1980, quando o partido acabou lançando Ronald Reagan; na segunda, em 1988, a agremiação preferiu George Bush.
Dole, 71, é o mais velho dos concorrentes que apareceram até agora para disputar a candidatura pelo Partido Republicano.
Eles são os senadores Phil Gramm (do Texas) e Arlen Specter (da Pensilvânia), o ex-governador do Tennessee Lamar Alexander e os jornalistas Alan Keyes e Pat Buchanan.
Outros políticos republicanos que deverão anunciar suas candidaturas são o deputado Robert Dornan (Califórnia) e o senador Richard Lugar (Indiana).
O governador da Califórnia, Pete Wilson, já disse que está na disputa, mas não fez anúncio oficial.
Pelo Partido Democrata, minoritário no Congresso, o presidente Bill Clinton deverá tentar um segundo mandato.
Dole anunciou sua candidatura em Topeka, Kansas (região central do país). Ele incluiu entre seus compromissos de campanha extinguir vários órgãos do governo, entre eles os Departamentos (ministérios) da Educação, da Habitação e Desenvolvimento Urbano, da Energia e do Comércio.
Recente pesquisa indica que ele está 30 pontos à frente do rival mais próximo, o senador Gramm.

Texto Anterior: Mitterrand faz balanço da vida
Próximo Texto: ETA é suspeito por assassinato de militar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.