São Paulo, quinta-feira, 13 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tudo o que você queria saber sobre a Internet

FIACHRA O. MARCAIGH
DO "IRISH TIMES"

Todo mundo está falando sobre a Internet. A seguir, em algumas perguntas, o ABC sobre a Internet.
Quais são as origens da Internet?
Nos anos 60, o Departamento de Defesa dos EUA apoiou uma pesquisa sobre comunicações e redes que poderiam sobreviver a uma destruição parcial, em caso de guerra nuclear. O protocolo da Internet foi desenvolvido para isso.
Capaz de conectar todos os tipos de computadores, foi adaptada para redes de pesquisas acadêmicas durante os anos 70.
O que é a Internet?
É a mãe das redes de computadores -conectada por linhas telefônicas, cabos de fibra óptica, cabos submarinos e conectada por satélites. Há aproximadamente 3,8 milhões de servidores interconectados e com capacidade de conversar entre si. Esses servidores fazem parte de redes em universidades, de computadores do governo e computadores comerciais -além de milhões de pessoas.
Onde ela fica?
A Internet é uma vasta estrutura de informações com espaço ilimitado. Está presente em várias comunidades. Os dados estão separados fisicamente no espaço, mas reunidos pela rede.
Como funciona?
Imagine um sistema de correio, no qual todas as agências são como escritórios. Com milhões de computadores fica impossível ter uma central, então esses computadores compartilham o trabalho.
Não há estação intermediária que pegue os dados e os leve ao destinatário.
Os dados da mensagem são colocados em pequenos pacotes pelo servidor onde o remetente tem seu endereço, a primeira conexão da rede. Cada pacote, com os endereços do remetente e do destinatário, é colocado na rede.
Os pacotes são arremessados de nó para nó em direção ao destinatário. Podem viajar por diferentes rotas e necessariamente não chegam em sequência.
Quem pode usar a Internet?
Qualquer um que tiver acesso a um servidor da Internet. Esse acesso pode ser pelo computador de um colega ou no trabalho ou pagando para uma companhia especializada -um serviço provedor de informações on line.
Quem controla a rede?
Não há nenhum controle central. Qualquer sistema que quiser se sujeitar aos protocolos da Internet pode se associar.
Como posso me associar à rede e quanto isso vai custar?
Um usuário com computador em sua casa vai precisar de um modem para conectar seu equipamento à linha telefônica para conseguir acesso ao servidor com acesso à Internet. Alguns BBS locais oferecem algum tipo de acesso.
Acesso pleno está disponível em provedores que vendem esse tipo de serviço. As taxas dependem do tipo de serviço e do tempo de acesso ou do volume de informações que você pode gerar.
A que serviços posso ter acesso?
O serviço básico, e o mais usado, é o correio eletrônico. As mensagens chegam com muito mais rapidez do que pelo correio. Imagens e sons também podem ser enviados por correio eletrônico.
Além desse serviço há as listagens de usuários. Grupos de pessoas com algum interesse se registram em uma listagem, o que significa que qualquer mensagem postada na lista de endereço vai diretamente para qualquer membro da lista.
O Telnet conecta o usuário a outro computador da rede, como se você estivesse frente a frente com seu interlocutor. O FTP (protocolo de transferência de arquivos) troca arquivos com um computador remoto. Há ainda o Gopher e o Wais, para pesquisa de informações.
A atração mais em voga da rede é o World Wide Web (leia mais na pág. 19).
Como encontrar alguém na rede?
Não há equivalente a uma lista telefônica. Foram feitos esforços com as "white pages", com a lista de servidores, mas a cobertura está longe de ser completa.
A Internet é a mesma coisa que a superinfovia?
Não. Ainda não há nada como uma superinfovia. Se esse conceito realmente se tornar realidade, será altamente comercial, cuidadosamente controlado e provavelmente cara.

Texto Anterior: Cidade surge na tela do micro
Próximo Texto: Poeta elogia agilidade e recursos dos computadores na arte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.