São Paulo, quinta-feira, 13 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sinalização atrapalha ida ao litoral

DA REPORTAGEM LOCAL

O primeiro dia de funcionamento da nova Operação Descida no sistema Anchieta-Imigrantes foi marcado ontem pelas fallhas de sinalização na estrada de acesso às pistas com destino ao litoral.
A pista norte da Anchieta sempre foi usada para subida e a sul para descida (veja quadro abaixo).
Hoje e amanhã, funciona a antiga operação: descida pela Imigrantes e pista sul da Anchieta e subida pela pista norte da Anchieta.
O novo esquema volta a funcionar no sábado, das 6h às 12h.
Ontem, dois repórteres da Folha saíram juntos da praça da Sé às 18h50. Um deles percorreu a Imigrantes e chegou à serra pela interligação. O outro fez todo o percurso pela Anchieta.
O primeiro levou 1h44 para chegar ao final da serra. O outro, 1h20 (veja quadro na página 2).
Tanto o motorista que chegou à serra pela interligação com a Imigrantes como o que seguiu direto pela Anchieta não encontrou placas que indicassem como acessar a pista norte para a descida.
Não havia qualquer sinalização que indicasse ao usuário qual das pistas utilizar.
Isso fez com que o movimento na pista sul fosse muito maior que na pista norte. Ônibus e caminhões desceram apenas pela pista sul.
Um folheto entregue nos pedágios informa que a pista norte (à esquerda para quem desce) só é indicada para quem vai a Cubatão, Guarujá, Santos e São Vicente.
Quem for para a Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém ou Peruíbe deverá usar a pista sul (à direita).
A entrada para todas as cidades fica no km 55 da Anchieta (trevo de Cubatão). No entanto, não há indicações na pista.
Segundo o plantão do Dersa, há placas de sinalização e orientação no acesso à Anchieta.

LEIA MAIS
sobre a Operação Descida à pág. 2 e sobre o feriado às págs. 7 e 8

Texto Anterior: Universidade no Rio inaugura computador de alta velocidade
Próximo Texto: Tráfego fica abaixo do normal
Índice

Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.