São Paulo, quinta-feira, 13 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Universidade no Rio inaugura computador de alta velocidade

RONALDO SOARES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) inaugurou ontem um computador capaz de tornar a estrutura dos automóveis mais resistente a colisões, traçar projeções de sistemas financeiros para empresas e até ajudar na despoluição da baía de Guanabara.
Trata-se, na verdade, de um supercomputador -aparelho de altíssima velocidade de cálculo e grande dimensão de memória. Ele foi adquirido junto à Cray, empresa norte-americana que é a maior fabricante mundial de produtos do gênero.
O supercomputador Cray é uma reivindicação antiga dos técnicos da Coppe (Coordenação do Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ).
Inicialmente, eles vão usar o aparelho em projetos que já estão em andamento, como a exploração de petróleo em águas profundas.
O supercomputador Cray foi comprado por US$ 1,5 milhão, com recursos obtidos junto à FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos).

Texto Anterior: FHC vincula empréstimos à preservação do meio ambiente
Próximo Texto: Sinalização atrapalha ida ao litoral
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.