São Paulo, quinta-feira, 13 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Russa diz que grupo testou gás

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A seita Aum Shinrikyo fez testes com "um gás que afeta os nervos em alguns de seus membros na Rússia, afirmou uma ex-integrante russa do grupo à agência "Itar-Tass.
A mulher, identificada como Marina, disse que um gás foi testado entre o final de dezembro e a metade de janeiro, em instalações da seita em Moscou.
Ela declarou que o gás e outros narcóticos foram usados como estimulantes, para ajudar os fiéis a entrarem "em outros mundos.
Como resultado dos testes, os fiéis tiveram dores de cabeça, vômitos, cólicas intestinais e sangramentos no nariz, afirmou ela.
Marina depôs em um tribunal municipal de Moscou, em processo aberto contra a seita por parentes de jovens aliciados.
Após o atentado em Tóquio, um tribunal russo julgou ilegais as atividades da Aum Shinrikyo e congelou os bens da seita no país.
O presidente Boris Ieltsin ordenou uma investigação completa das atividades da seita após a revelação do depoimento de Marina.
As investigações devem ser coordenadas pelo Serviço de Segurança Federal, sucessor do KGB (serviço secreto da extinta URSS), pela Procuradoria Geral e por uma comissão governamental para questões religiosas.

Texto Anterior: Japão acha ossadas com a seita Aum
Próximo Texto: Israel rejeita proposta de enviar tropas a Gaza e romper com OLP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.