São Paulo, quinta-feira, 13 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

População do país cultua 37 espíritos

CLAUDIO WAKAHARA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

À parte da prática religiosa oficial, o budismo, os habitantes de Myanma possuem um grande número de divindades e entidades às quais respeitar e reverenciar.
O Buda é o filósofo asceta, o caminho para a existência serena e plena de virtude, enquanto os "nats" são espíritos aos quais se recorre na precisão de favores sobrenaturais.
Há 37 "nats", sendo o próprio Buda um deles. Têm como principal moradia o monte Popa, santuário localizado no topo de um pico vulcânico a sudeste de Pagan.
Em monte Popa, uma série de escadarias e rampas bastante íngremes conduzem o visitante a vários templos, dedicados cada qual a seu respectivo "nat".
Anualmente, no mês de dezembro, um grande festival é realizado em monte Popa em honra a seus espíritos residentes -os "nat-pwes".
Nesses festivais que se realizam em homenagem aos "nats", são comuns o sacrifício de sangue, os ritos de possessão e de invocação de espíritos, dança, música e o consumo de fumo e aguardente com finalidades rituais.
Os dançarinos que recebem os espíritos dos "nats", homens travestidos, dançam como demônios e vociferam suas histórias e vaticínios ao estarrecido solicitante.
A música, executada ao vivo, baseia-se essencialmente em instrumentos de percussão. A vocalização vigorosa da narração conta a história dos "nats" e incita os espíritos a dançarem.
Durante a realização de um "nat-pwe", que ocorre durante vários dias, praticamente todo o povoado acorre à apresentação.
Mesmo que a crença nos espíritos perca sua força -o que está longe de ocorrer-, os "nat-pwes" ainda se realizarão como fontes de entretenimento dessas populações.
(CW)

Texto Anterior: Sítio arqueológico de Pagan abriga 2.000 templos
Próximo Texto: Conflitos étnicos isolam regiões birmanesas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.