São Paulo, sexta-feira, 14 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poluição do ar afeta fertilidade masculina

DA REDAÇÃO

O governo dinamarquês completou um estudo, publicado na revista "Lancet desta semana, que vincula a poluição ambiental à infertilidade masculina.
O responsável pela relação, diz o estudo, é uma substância chamada xeno-estrógeno, produto químico que simula o principal hormônio feminino -o estrógeno.
Acredita-se que anormalidades reprodutivas em homens, incluindo queda no número de espermatozóides, estejam relacionadas à exposição a grandes quantidades de estrógeno durante a gestação de um bebê homem.
O estudo sugere que, no caso de serem encontrados efeitos nocivos pela exposição à substância, devem ser aplicados os mecanismos usados para proteger o feto do estrógeno natural da mãe.
A revista ressalta que é particularmente preocupante o fato de que efeitos causados em crianças que estão para nascer só serão visíveis daqui a no mínimo 20 anos.

Texto Anterior: Droga anti-HIV reforça defesa do organismo
Próximo Texto: Fruta diminui rejeição a órgão transplantado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.