São Paulo, sexta-feira, 14 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tubarão assusta os pescadores de Ilhabela

DA FOLHA VALE

Um tubarão de cerca de dez metros de comprimento tem assustado os pescadores de Ilhabela (228 km de São Paulo). O tubarão tem sido visto pelos pescadores na região leste da ilha, próximo à baía de Castelhanos.
Segundo o presidente da Colônia de Pesca, Paulo Molinari, o tubarão teria destruído cercos -armadilhas feitas com redes para captura de peixes- nas praias do Sombrio e Jabaquara.
Molinari quer que as autoridades identifiquem a espécie para tranquilizar os pescadores. Molinari disse suspeitar que trata-se de um tubarão-tintureiro ou tubarão-baleia. Segundo ele, o tubarão chega a ser maior que os barcos.
O diretor do Ibama no litoral norte, José Roberto Sanguino, disse pode se tratar de um tubarão-baleia. A bióloga Valéria Hadel, do Cebimar (Centro de Biologia Marinha), da USP, informou que o tubarão-baleia é inofensivo.
Segundo ela, é rara a presença desta espécie de tubarão nas proximidades da costa. Valéria explicou que o tubarão-baleia pode chegar a 15 metros de comprimento.
O "baleia" é cinza com manchas brancas. O "tintureiro" também é acinzentado mas costuma ser agressivo. O tintureiro pode ser encontrado no litoral a 50 km da costa com até 12 m de comprimento. Próximo da costa, ele costuma ter 1,5 m de comprimento.

Texto Anterior: Campos lota no 1º feriado de outono
Próximo Texto: SP tem noite mais fria do ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.