São Paulo, sexta-feira, 14 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Catálogo lista obras perdidas por Berlim

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Quadros de Rubens, Tintoretto, Rembrandt, Van Dyck, Goya, Velásquez e outros mestres estão na primeira relação das obras perdidas pelos museus de Berlim (Alemanha) no final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
A listagem foi apresentada anteontem, na capital alemã, no primeiro de 30 catálogos que a Fundação Cultural Prussiana pretende publicar neste ano, visando documentar e eventualmente recuperar as obras retiradas de seus museus durante a guerra.
O primeiro catálogo, organizado pelo pesquisador Wolf Dieter Hube, se chama "Documentação das Perdas - Galeria de Pintura" e contém referências de 593 quadros e tapeçarias, 566 delas com fotos.
As obras pertenciam originalmente ao Bodemuseum de Berlim. Na guerra, foram transferidas para um "bunker" (abrigo) antiaéreo e desapareceram -foram destruídas ou removidas- depois dos incêndios ocorridos na cidade entre 5 e 18 de maio de 1945.
Na listagem figuram dez grandes obras de Rubens, como "A Coroação de Maria", "A Bacanal" e "Vênus e Adônis", e uma série de nove tapeçarias de Rafael.

Texto Anterior: Paulinho da Viola canta na praia
Próximo Texto: Planet Hemp está proibido antes das 23h
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.