São Paulo, sexta-feira, 14 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado de som ganha escola técnica em SP

GUTO BARRA
DA REDAÇÃO

A tecnologia em áudio no Brasil começa a ganhar ares de Primeiro Mundo. Acaba de abrir em São Paulo o Instituto de Áudio e Vídeo, primeira escola para formação em engenharia de som no país.
É um passo significativo para a melhora da qualidade de gravações de discos, jingles e shows ao vivo no país -considerada ainda atrasada em relação aos EUA e aos países europeus.
Idealizado pelo radialista Marcelo Claret, 27, a escola oferece um curso de formação que inclui estudos em acústica, técnicas de gravação e mixagem e conhecimento de novos equipamentos, recursos e tecnologias de som.
Em cinco meses de uma carga horária de nove horas semanais, o aluno se prepara para trabalhar em estúdios de gravação, shows ao vivo ou casas noturnas.
DJs podem se aperfeiçoar para garantir o bom funcionamento do equipamento de som -resolver problemas de última hora- ou mesmo aprimorar o conhecimento em relação ao material disponível em diferentes clubes ou festas.
"O mercado de áudio está crescendo muito por aqui, as pessoas estão começando a ter acesso a equipamentos modernos, mas o que acontece é que elas não sabem operá-los", explica Claret, que pesquisou a área durante dois anos para montar a escola.
Os cursos de especialização ficam com a área de tecnologia digital, som eletrônico, gravação em computadores e samplers (gravadores digitais).
Além do horário de aulas o instituto oferece um estúdio-laboratório para estudos práticos. Tem também convênio com representantes das principais marcas internacionais de equipamentos, para utilização e teste de máquinas recém-lançadas.
As turmas têm no máximo 15 alunos, para garantir o aproveitamento. O curso custa R$ 250 por mês e inclui material didático e gravação de uma fita DAT (cassete digital) para servir como currículo para o aluno.
Instituto de Áudio e Vídeo - r. Humberto 1º, 193, Vila Mariana, tel. (011) 573-3818

Texto Anterior: Noite Ilustrada
Próximo Texto: Pauline Kael interpreta o papel de crítica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.