São Paulo, sexta-feira, 14 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

União Européia e Canadá estão perto de acordo sobre linguado

DAS AGÊNCIA INTERNACIONAIS

Canadá e União Européia pareciam ontem estar perto de um acordo sobre cotas de pesca no Atlântico Norte.
"Acho que estamos muito perto de um acordo. O embaixador me disse que em princípio ele está fechado", disse um diplomata espanhol em Bruxelas (Bélgica).
Diplomatas da UE e do Canadá estão reunidos na capital belga para tentar resolver a disputa conhecida como "guerra do linguado".
Espanha, Portugal e Canadá disputam cotas de pesca do linguado da Groenlândia no Atlântico Norte, estabelecidas este ano pela primeira vez.
No último dia 9 de março, a guarda costeira canadense apreendeu uma traineira espanhola, acusada de capturar o peixe abaixo da quantidade e acima do tamanho permitidos pela Organização para a Pesca no Atlântico Norte.
A compensação canadense pela apreensão do barco foi acertada ontem, segundo diplomatas espanhóis. A Espanha exigia uma cota de pelo menos 50% do total de 27 mil toneladas do peixe para a UE.
Mas, segundo diplomatas, a Espanha teria aceitado uma redução na cota do peixe. No ano passado, barcos espanhóis capturaram 42 mil toneladas de linguado.
Em compensação, o Canadá renunciaria a medidas contra os barcos portugueses e espanhóis em águas internacionais.
"Se as coisas estiverem como estão, poderemos chegar a um acordo", disse um diplomata de Portugal, que teria 20% da cota destinada à UE. Encontro marcado para hoje deve finalizar o acordo.

Texto Anterior: Sósia do filho de Saddam fez plástica; Sérvios atacam cidade na Croácia; Coréia rejeita moradia a balseiros; Papa indica novo arcebispo de Viena; Filipinas anunciam morte de 39 rebeldes; Irlanda solta sete membros do IRA; Menino é visto como encarnação de buda; Acusados suspeitos de bomba no WTC
Próximo Texto: Mitterrand divide os socialistas da França
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.