São Paulo, sexta-feira, 14 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tribunal da Alemanha condena neonazistas

DAS AGÊNCIA INTERNACIONAIS

O tribunal de Schleswig (Alemanha) condenou ontem quatro jovens neonazistas a penas de reclusão entre dois e quatro anos e meio. Eles haviam incendiado uma sinagoga em Lübeck (norte) em 25 de março do ano passado.
Esse foi o primeiro incêndio em uma sinagoga na Alemanha desde a o fim da Segunda guerra Mundial (1945), causando revolta em todo o país.
O promotor pediu entre quatro anos e meio a seis anos de prisão para os acusados, que têm entre 19 e 25 anos de idade, por homicídio, anti-semitismo e xenofobia.
Na noite do incêndio, a sinagoga de Lübeck, que fica no térreo de um edifício de cinco andares, foi atacada por coquetéis Molotov.
O fogo foi controlado rapidamente e as cinco pessoas que viviam no prédio do templo judaico foram retiradas a tempo.
Os jovens neonazistas foram detidos dois meses depois. Dos quatro acusados, três foram condenados por incêndio criminoso e o outro por cumplicidade.

Texto Anterior: Mitterrand divide os socialistas da França
Próximo Texto: Menem tenta se desvincular de repressão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.