São Paulo, segunda-feira, 17 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líderes tentam evitar novas derrotas

SILVANA QUAGLIO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os líderes dos partidos aliados na Câmara inauguram amanhã nova tática para diminuir o risco de derrotas para o governo.
A idéia é apostar no diálogo e reduzir o nível de intrigas entre os líderes governistas.
A forma será a realização de reuniões semanais -às terças-feiras pela manhã- nas quais os líderes do governo na Câmara e no Congresso e dos partidos aliados (PSDB, PMDB, PFL, PTB, PP e PL) avaliarão a semana.
O líder do governo no Congresso, deputado Germano Rigotto (PMDB-RS) é um dos articuladores dessas reuniões.
Além de uma análise política do comportamento da base de apoio do governo na Câmara, os líderes farão, regularmente, uma radiografia dos projetos em tramitação e que podem ser incluídos na pauta de votação.
Por falta de articulação política de suas lideranças, o governo viu cair, na semana passada, o veto presidencial ao projeto que atrelava a correção dos financiamentos agrícolas à variação do preço dos produtos agrícolas.

Emendas
O esquema funcionará também para o acompanhamento das emendas à Constituição propostas pelo governo federal.
Será fortalecido ainda pela ação de cinco assessores indicados pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento.
A missão dos assessores é acompanhar atentamente os debates nas comissões especiais (que analisam cada uma das cinco emendas do governo) para mapear a posição de cada parlamentar.
O primeiro relatório de emenda constitucional deverá ser apresentado para discussão na comissão especial amanhã, podendo ser votado na quarta-feira.
Trata-se da emenda que pretende acabar com o monopólio dos Estados sobre a distribuição do gás canalizado, abrindo o serviço para empresas privadas.
O governo quer aprovar a reforma durante a visita de Fernando Henrique Cardoso aos EUA, para demonstrar que o Congresso brasileiro apóia a abertura da economia para investimentos estrangeiros.

Texto Anterior: Fleury investe na eleição do PMDB na capital
Próximo Texto: O PERFIL DAS COMISSÕES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.