São Paulo, segunda-feira, 17 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Operado em 94 passa bem

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

O caminhoneiro Rogério Mocelin, 34, foi um dos primeiros pacientes que teve parte de seu coração reduzido. Ele foi operado em junho de 94 e passa bem.
"Sou uma espécie de modelo para os médicos que vêm conhecer o Angelina Caron", disse.
Mocelin contou que há um ano começou a sentir cansaço, dor no peito e falta de ar. "Às vezes dormia com três travesseiros."
Segundo ele, os médicos constataram que o seu coração estava muito grande.
"Me disseram na época que eu tinha três chances de viver: se eu ficasse sentado, fizesse um transplante ou a nova cirurgia. Decidi fazer a nova cirurgia e não me arrependo."
Mocelin afirmou que leva uma vida normal. "Jogo bola e corro bastante."
O secretário-geral da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardíaca, Paulo Brofmann, disse que a técnica de cirurgia é "uma idéia nova que merece méritos", mas que deve ser olhada com cautela.
"As perspectivas são otimistas para os pacientes portadores de insuficiência cardíaca, mas ainda é cedo para avaliar quais os reais pacientes que poderão ser beneficiar dela", afirmou.

Texto Anterior: Nova técnica pode evitar transplante de coração
Próximo Texto: Médicos da PM são acusados de homicídio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.