São Paulo, segunda-feira, 17 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Culturas antigas temiam ilusão ótica conhecida por arco-íris

KATHY WOLLARD

Quando falamos de arco-íris, sempre pensamos em lindas cores, o sol surgindo após a chuva e brilhantes potes de ouro. Mas o fato de eles serem curvados levou muitas culturas antigas, da África à Europa, a compará-los a -surpresa!- cobras. Uma lenda africana diz que o arco-íris é uma serpente gigantesca que sai para comer após a chuva. A pessoa atingida pelo arco-íris seria esmagada como um rato por uma jibóia.
Nessas histórias, a serpente em forma de arco-íris ataca o gado, traz desgraças para as casas em que encosta e suga água de lagos e oceanos, para fazer chover depois.
O arco-íris é um truque luminoso, e não um objeto no céu. A luz do sol vindo de trás de você é desviado quando encontra as gotas de chuva à sua frente, uma vez que a água é mais densa (mais "concentrada") que o ar. A luz branca emitida pelo sol é na verdade feita de cores -vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta. (As cores são simplesmente a luz com diferentes comprimentos de onda.) Uma gota de chuva desvia (refrata) cada comprimento de onda um pouco mais ou um pouco menos conforme a gota entra. Isso significa que os diferentes comprimentos de onda, ou cores, saem da gota em direções um pouco diferentes. E você vê um arco-íris de cores distribuídos em um arco através do céu.
Cada gota refrata todas as cores do arco-íris para o céu. Mas por causa da sua posição no chão, você vê apenas algumas cores vindas de algumas gotas. Vermelho e laranja sofrem mais refração, e por isso chegam ao seus olhos a partir das gotas que estão em cima. Azul e violeta são menos refratados, então você os vê das gotas mais baixas. Amarelo e verde é o que você vê das gotas do meio.
E os arco-íris são curvados porque as gotas que os formam são curvadas. Lembre-se, uma gota de chuva é uma bolinha, com lados suavemente curvados. Então, a luz que surge dela "reproduz" os seu lados redondos. O arco que você vê é parte desse círculo de luz.

Copyright Los Angeles Times Syndicate

Texto Anterior: GRAXA X ESMALTE; METAMORFOSE
Próximo Texto: QUAL A MAIS IMPORTANTE JÓIA ARQUITETÔNICA DO SUDESTE ASIÁTICO?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.