São Paulo, segunda-feira, 17 de abril de 1995
Texto Anterior | Índice

QUAL A MAIS IMPORTANTE JÓIA ARQUITETÔNICA DO SUDESTE ASIÁTICO?

BILL PITZER

Agora que o Camboja está emergindo de duas décadas de uma guerra civil genocida, seu governo criou uma campanha para preservar a jóia arquitetônica mais valiosa do sudeste asiático: o templo de Angkor Vat, erigido no século 12.
O complexo arquitetônico de Angkor é a parte fundamental de um intenso esforço de conservação internacional que coincide com a paulatina normalização do Camboja. Há 20 anos, em abril de 1975, o governo comunista liderado pelo Khmer Vermelho iniciou uma campanha de terror que causou a morte de cerca de um milhão de cambojanos.
Angkor Vat, o maior e mais soberbo templo daquele sítio arqueológico, sobreviveu a guerras, vandalismo, saques e à devastadora ação da selva como um poderoso símbolo de unidade.
O complexo arquitetônico de Angkor, de 195 km2, floresceu como capital de 12 reis khmers, que governaram grande parte do sudeste asiático entre os séculos nove e 13 de nossa era. Em seu momento de maior esplendor, viveram em Angkor cerca de um milhão de pessoas.
O que transformou Angkor em uma maravilha arquitetônica e de engenharia são suas 72 estruturas de pedras e seu sofisticado sistema de irrigação. Agrega princípios religiosos que foram primeiro hindus, e depois budistas.

Texto Anterior: Culturas antigas temiam ilusão ótica conhecida por arco-íris
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.