São Paulo, segunda-feira, 17 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chieftains faz música para irlandês ouvir

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DA REPORTAGEM LOCAL

Há 31 anos que os Chieftains fazem música para irlandês ouvir. Exploram canções do folclore celta (povo indo-germânico que ocupou a atual Irlanda e Escócia), executadas com os instrumentos tradicionais (violinos e gaita de foles).
No seu 31º disco, "The Long Black Veil", o grupo irlandês resolveu expandir suas fronteiras para além da fama insular. Mesmo já tendo arrebatado três prêmios Grammy (prêmio da indústria fonográfica americana comparado ao Oscar) a banda ainda tem um público restrito.
Chamou um time respeitável para ajudar a vender o produto. Deixaram a histórica rivalidade contra a Inglaterra de lado e convocaram alguns vizinhos famosos como os Rolling Stones e Sting.
O bardo Van Morrison, os guitarristas Ry Cooder e Mark Knopfler e a cantora careca Sinéad O'Connor também aparecem.
O grupo opera milagres. Até o recém ressuscitado Tom Jones dá o ar de sua graça em uma canção.
Outro morto-vivo desenterrado é a cantora Marianne Faithfull (mais conhecida por ter dividido a cama com Mick Jagger e Keith Richards nos anos 60 do que por seus dotes artísticos).
Apesar de estelares, os artistas convidados aparecem como figurantes na obra. A estrela principal é o Chieftains. O resultado é um disco com apelo comercial, mas sem perder o lado folclórico (no bom sentido).
No Chieftains, o controle fica com Paddy Moloney (gaita de fole), responsável pelos arranjos, e que também produz o disco.
O resto do grupo é formado por Martin Fay e Seán Keane (violinos), Derek Bell (gaita), Kevon Conneff (vocais) e Matt Molloy (flauta).
O álbum abre com Sting cantando "Mo Ghile Mear" (algo como "Nosso herói"), uma música folclórica celta. E emenda com a faixa título, onde Mick Jagger faz os vocais. Van Morrison aparece em um belíssimo arranjo para sua conhecida canção: "Have I Told You Lately".
A gaita de fole e os violinos ajudam a compôr um clima de melancolia irlandesa. Como em "The Lily of the West", com a participação de Mark Knopfler.
Ou na balada "Coast of Malabar", com o excelente guitarrista e vocalista Ry Cooder -lembrando o clima da trilha do filme Paris-Texas feita por ele.
Mas nem tudo é perfeito. Se Sinéad O'Connor consegue conter sua chatice em "The Foggy Dew", Marianne Faithfull parece uma velha cantando "Love Is Teasing".
A mais honrosa é a última faixa, "The Rocky Road To Dublin", onde os Rolling Stones conseguem imprimir sua marca ao folclore irlandês. O resultado é um som dançante e lúdico.
No meio da diversão Keith Richards até arriscou, com um fraseado de guitarra, uma citação ao hino da banda, "Satisfaction". Um belo fecho.
Artista: The Chieftains
Disco: The Long Black Veil
Gravadora: BMG-Ariola
Quanto: R$ 20 (o CD, em média)

Texto Anterior: Min Tanaka dança hoje em SP
Próximo Texto: Sai CD para fãs de Morissey
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.