São Paulo, segunda-feira, 17 de abril de 1995
Texto Anterior | Índice

Arquiteta critica arquivo de SP

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

A pesquisadora Soraia Cals, 33, começou a sentir a diferença entre o Arquivo Estadual de São Paulo e o Arquivo Nacional, no Rio, pela ponta dos dedos, ou melhor, pelas luvas.
"As do arquivo de São Paulo são imundas, cinzentas, até sujam as fotos. Fiquei horrorizada. As luvas do Arquivo Nacional são limpinhas, mostram cuidado", disse.
Soraia Cals é arquiteta e buscou nos acervos fotográficos dos dois arquivos material para concluir o livro "Roberto Burle Marx - Uma Fotobiografia", que ela lança até o final do ano.
Sua pior surpresa aconteceu no Arquivo de São Paulo, diante do estado de conservação do acervo fotográfico da edição carioca da "Última Hora" (1951-1993).
"As fotos são guardadas em envelopes de papel e acabam se estragando. Encontrei fotos enroladas e amassadas. Não há nem sequer ar-condicionado", disse.
Soraia Cals conta que não conseguiu reproduzir do Arquivo de São Paulo quatro fotos de que necessitava para concluir o livro. As fotos tiveram que ser requisitadas pelo Arquivo Nacional e copiadas para a pesquisadora.
(FE)

Texto Anterior: Arquivo Nacional enfrenta falta de espaço e falhas no ar-condicionado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.